domingo, 28 de outubro de 2012

Resolver num instante...

Finalmente...o Benfica decidiu chegar a um determinado sítio e resolver o jogo num instante.
Começou logo a facturar ainda o apitador não tinha tido tempo para desequilibrar as contas, e antes da meia hora fechou o jogo. Antes do descanso a goleada.

O jogo não foi brilhante mas o Benfica foi dominador, controlou por completo o jogo e simplesmente não deu chances ao adversário. E o Gil, em casa, é relativamente complicado.


Realçaria Lima, que mais uma vez digo, é o melhor dos avançados do Benfica. Estica o jogo, faz golos com facilidade, mexe com a equipa e é muito difícil de ser marcado. Os portugueses Luísinho e André Gomes estiveram muito bem, ambos com golos, Ola John mostrou-se pela 1ª vez. Cá atrás o Benfica esteve seguro, Artur aos 79' faz uma defesa tremenda.

Dois apontamentos finais. Jesus comentou hoje no final do jogo, que Luísinho e Ola John para o campeonato vão dando, numa claro alusão à limitação para jogarem na Champions. Mesmo que seja verdade, e provavelmente é, são declarações que em nada beneficiam os activos do Benfica. Lamentável Jesus
O outro apontamento é sobre a reeleição de Vieira. Os petardos foram mais uma vez absurdos e próprios de quem não aceita a democracia do voto. Vieira ganhou e pronto.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ousar dúvidar!

Cada dia que passa...tenho mais dúvidas!
Confesso.....dúvido!

Sei muito bem o que Vieira trouxe ao Benfica. Credibilidade, segurança, estrutura, instalações de qualidade.
Disso não me esqueço. Lembro-me bem do Benfica de Vale e Azevedo e lembro-me sobretudo dos resultados, das aquisições, da humilhação que foi aquele Benfica.
O Benfica quase fechou.


Este Benfica é outra vez grande, monstruoso, minimamente organizado. Voltaram alguns títulos, de vez em quando...é certo....mas sempre entendi essa situação com a dificuldade de quebrar a hegemonia conquistada à custa de fruta e café com leite. A liga 2011/2012 foi o maior exemplo de como se ganha um título. Viraram a mesa e roubaram o titulo ao Benfica. Isso é claro como água...ou como café com leite...se preferirem.

Mas as minhas dúvidas para as eleições não tem nada a ver com aquilo que Rangel diz. Tem mais a ver com o que Vieira não diz...ou esconde!

A dívida astronómica....os apoios, a alternativa à Sportv, etc...etc....

Acreditem...não é tanto uma questão de títulos. É mais um problema de perceber se o Benfica ainda é dos sócios ou se já é um capricho de Vieira.

Não esqueço o que Vieira fez, nem sequer acho que foi mau, à excepção da dívida, mas é preciso estar atento. E não contar tudo cá fora, como tem feito alguns "benfiquistas de tv".

O que é nosso, é nosso, e se contamos aos outros, torna-se menos nosso e mais de todos.

O caminho....

O Benfica só tem um caminho, na Champions!
Ganhar e depois ganhar.

Não há outro caminho possível............

É absolutamente necessário devolver, daqui a 15 dias, o resultado ao mesmo adversário e depois na recepção aos Escoceses ganhar para assegurar o 2º lugar. Não esperem pelo jogo da Catalunha porque esse jogo é para queimar. Será possível apuramentos com 7 pontos????

Hoje, mais uma vez, não gostei da equipa. Desligada, sem fibra e apática. Pérez no meio campo não serve, Matic mantém-se sozinho no trabalho defensivo. Rodrigo parece perdido e hoje ainda por cima Jardel fez um jogo muito mau que culminou com um golo contra. Uma boa notícia, Lima foi uma excelente compra...........


Jesus voltou a jogar todo aberto como se estivesse a jogar em casa contra o Beira-Mar ou como se estivesse a passear em Freamunde, e aquela mexida aos 89 minutos é do mais ridículo que já vi.

Queima Olá John, não trás nada de novo à equipa, retirou o fulgor e pressão final que a equipa estava a exercer e fez-nos perder minutos preciosos para o assalto final. Inacreditável.....

Uma vitória em Barcelos...JÁ

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dia importante

Hoje é um dia importante, se o Benfica quiser seguir em frente na Liga dos Campeões.
O jogo é na Rússia e é imperioso pontuar. Depois com 2 jogos em casa, o Benfica tem tudo para resolver o apuramento.

Há vários jogadores que estão fora do jogo. Aimar, como sempre. Nolito e Martins. E assim ficamos sem o miolo criativo. Será preciso fazer um jogo daqueles em que tudo corre bem. Quando for preciso mexer na equipa, não haverá meio campo, apenas alas. Na frente, eu optaria por uma dupla mexida, Lima e Rodrigo. Mas Jesus é que sabe.



E como este jogo pode ser importante para as eleições!!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Com seriedade...mas com os mesmos erros!

No primeiro encontro de sempre, o Benfica passeou-se por Freamunde. O 4-0 espelha bem a diferença de qualidades entre as duas equipas. Sobretudo porque o Benfica foi sério. Muitas vezes vimos eliminações em fases precoces da taça de Portugal por facilitismo e até desprezo pela qualidade do adversário. Adversário que convenhamos, hoje era fraco. Mas ainda assim jogaram muitos habituais titulares e alguns jogadores que jogam habitualmente mesmo não sendo titulares absolutos!

Lima mais uma vez demonstrou que é um grande avançado. Sabe servir os colegas, remata sempre que pode e é extremamente oportuno. E melhor do que isso...entende-se bem com qualquer um dos colegas. Cardozo voltou aos golos. Sidnei voltou a jogar e Luisinho mostrou-se. E esteve bem se consideramos o total descrédito que tem da parte do treinador.


Apesar de tudo, mais uma vez, o adversário, teve vários lances perigosos, fruto de erro infantis da defesa, que tarde em se tornar coesa e intransponível. E aí apareceu Paulo Lopes, que cumpriu na perfeição a sua tarefa.

Bruno César continua a ter poucos minutos. E não se percebe porquê. É na minha opinião dos mais completos do meio-campo. Força, remate e capacidade de passe. Remata muito melhor que qualquer um meio-campo, à excepção de Martins, é muito mais interventivo de Pérez. Honestamente depois de o ano passado ter sido muito utilizado, não entendo o que está a acontecer.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

6ª jornada: O apito

Braga- 4
Olhanense- 4

Golos legais
Ficou por dar um penalty a favor do Sp. Braga, e Rúben Micael deveria ter sido expulso por agressão.
Os 6 minutos de desconto parecem-me exagero. Sem Rúben Micael, não sei se o Braga chegaria ao empate.
De qualquer forma o resultado é justo



Benfica- 2
Beira-Mar- 1
Os golos são legais. O penalty a favor do Benfica parece-me correctamente marcado.
Ficou por marcar um penalty a favor do Benfica por mão na área
Resultado correcto



FC Porto- 2
Sporting- 0
Os dois penalties a favor do Porto não existem.
A expulsão de Rojo é correcto.
Resultado correcto: 1-0

domingo, 7 de outubro de 2012

Ontem e hoje!


Um dos momentos que define o novo reforço da luz!
Ontem, isolado, poderia ter rematado. Mas preferiu colocar ao lado para um colega que estava melhor posicionado.

Hoje em Barcelona, empate 2-2. O poderoso Real Madrid teve 31% de posse de bola. O Benfica na champions teve 25%. Perdemos como quase todos perdem, menos o Real Madrid. Levamos um baile em posse de bola, como todos levam, até o Real.

É a vida.

5ª jornada

Rio Ave- 2
FC Porto- 2

Golos legais.


Paços Ferreira- 1
Benfica- 2

Golos legais.


Sporting- 2
Estoril- 2
Ficou um penalty por marcar a favor do Estoril, ainda estava 0-0
Um jogador do Estoril sofre falta dura de Carrilho. Carrilho não leva o necessário amarelo e o jogador que sofre a falta acaba expulsão. Aberrante

A arbitragem 4ª jornada

Académica- 2
Benfica- 2


25'
1º penalty do jogo. Claramente fora-da-área. Incrível a decisão de Carlos Xistra

48'
Penalty para o Benfica. O jogador da Académica dá ostensivamente mão. O vermelho era desnecessário, pois o jogador tinha atrás de si o guarda-redes.

68'
Outro penalty para a Académica. Parece claro que Garay toca a bola, o contacto a seguir é inevitável porque os jogadores não podem desaparecer da frente. Mas a verdade
é que depois do toque de Garay na bola, a mesma após ressalto fica à disposição de Cabral e nesse momento parece-me que Garay acaba por fazer falta. A marcação deste
penalty não será o pior dos momentos de Xistra.

87'
Maxi tem uma troca de empurrões com um dirigente da Académica. Toda a gente fala em cabeçadas de parte a parte. Parece-me que não chega a haver agressões. Todos os dias há lances destes no campo.

Resultado correcto: 1-2



Sporting- 2
Gil Vicente- 1


O golo do Gil é legal, não há mão.

59´
Rojo acerta na perna, dentro da área, de um jogador do Gil. Seria penalty.
A maneira como o jogador de Barcelos se atira para o chão acaba por estragar tudo, pois deixa a ideia no árbitro de que é simulação. Era difícil para o árbitro ver.

87'
Expulsão de Labiad. Parece-me muito forçado. Era preferível, não o expulsar e dar mais 30 segundos de jogo.

Resultado correcto: 2-1 (falta um penalty para o Gil Vicente)



FC Porto- 4
Beira-Mar- 0


Nada de importante para o resultado final

Ah e tal....

Não vi ambos os jogos, mas mais uma vez não deixo de estranhar a facilidade com que se marcam penalties no Dragão a favor dos da casa (nenhum dos 2 me pareceu falta...do que vi).
E também estranho os 6 minutos em Braga. Feitos talvez para o amigo do amigo empatar ?????


Enfim....nunca saberemos.... mas o Benfica tem um problema claro neste futebol português. Os árbitros que dizem ser Benfiquistas, com Proença à cabeça, acabam sempre a prejudicar o nosso clube. Os azuis e brancos, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Cosme Machado, não hesitam em empurrar a equipa para a frente.

3 pontos

O Benfica hoje não jogou bem, e voltou a falhar golos. Voltou a sofrer um golo, com enormes responsabilidades para Artur. Apesar de tocado pelo adversário, na pequena área, o toque não é suficiente para o impedir de chegar à bola. Continuo sem perceber como se processa a lei de faltas sobre os guarda-redes, na pequena área. Na 1ª jornada, Cardozo não toca em Beto e vê o seu golo anulado. Hoje Artur sofre um toque e o golo e validado. Enfim.....

Gostei mais uma vez de Matic. Está a fazer bons jogos. Não é tão bom como Javi a fazer de tampão, mas com a bola nos pés coloca-a na frente com mais qualidade. Matic parece estar claramente a segurar o lugar.

Melgarejo já não é assunto. Depois de um inicio cheio de criticas, neste momento está perfeitamente adaptado à posição. Contra o Barça fez um jogo muito interessante.

Jardel esteve melhor na posição. Aos 85' evitou o golo do empate.

Gaitán está a aparecer novamente e Bruno César está a desaparecer.

Lima e Rodrigo complementam-se muito bem. Embora hoje não tenham feito uma grande exibição, construíram com qualidade o 2º golo. Lima é um perigo constante.

Quando se ganha, depois de jogar bem é normal. O contrário também. Fora do normal é perder quando se deslumbra, ou ganhar quando não há inspiração. No entanto o melhor que pode acontecer a uma equipa é ter a sorte de ganhar mesmo quando se joga mal.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tiki-Qué?

A ver estrelas...


Mas afinal, como se trava o tiki-taka dos catalães? - pergunto aos entendidos do futebol.
Aquele carrossel irrita qualquer equipa e qualquer adepto que não seja de Barcelona. Em Madrid já não o suportam.

 E se conseguirem esboçar resposta, questiono-vos de seguida: como travar este fc barcelona com o actual plantel do Benfica?

Apesar de por vezes olhar para o Glorioso e acreditar que tem sempre hipótese de vencer qualquer adversário, num jogo como o disputado ontem percebo claramente que um Jardel nunca poderá ser um Luisão nem um David Luiz...

Que as arrancadas e garra inigualável de Maxi, não chega para tanto trabalho ofensivo e defensivo. E que na generalidade os jogadores do Benfica esmoreceram e talvez tivessem acusado a pressão por jogar com um colosso futebolístico mundial. Até o árbitro turco me pareceu ofuscado por tanta estrela do futebol.

Nem tudo foi mau! Na primeira parte eu confesso que acreditei ser possível marcar um golo e gostei muito da prestação de Matic. Adorei ver o estádio repleto de benfiquistas, que espectáculo lindo!
Mas no final, fui vergado à evidência que não temos soluções futebolísticas à altura deste tipo de futebol e equipa.

Saio mais aliviado? Aponto baterias ao árbitro turco? Fico ressentido com a resignação de Jesus? Chateio-me com o bigode de LFV ou com os russos que nos vieram cá buscar o belga cabeludo? Ou então aguardo por derrotas dos rivais?

Não. É perceptível que a política e os objectivos das duas equipas são diferentes. Que as soluções e qualidade do plantel são diferentes. E que os orçamentos e receitas por época são muito diferentes. 

Reconhecê-lo não me deixa mais aliviado e até posso dizer que fico um pouco amargurado, mas não posso querer fazer 'omeletes sem ovos', principalmente quando na despensa não os há e quando os cozinheiros entendem apresentar outro tipo de dieta.

Fico satisfeito se nesta competição pudermos classificar-nos para a 2ª fase de grupos e amealharmos o máximo possível para pagarmos as nossa dívidas. Ou isso, ou para comprarmos mais cinco jogadores para vender mais tarde.

Resumo do jogo:


E vocês o que pensam?


terça-feira, 2 de outubro de 2012

De parabéns....

Os adeptos do Benfica estão de parabéns.
Gritaram pela equipa...enquanto pareceu possível...e não assobiaram quando ficou claro que era impossível.
E foi! Este Barcelona é passível de ser derrotado, de vez em quando, pelo Real Madrid. Fora isso, é quase impossível. Sobretudo em "jogos a sério".
Os adeptos perceberam a diferença, de qualidade, de opções, de capacidade.
Lima ainda teve aos 10 minutos a possibilidade de empatar.  Não teve classe para meter a bola por cima de Valdés.
Os números são claros, e demonstram de uma vez por todas que temos que nos preocupar com o Spartak e com o Celtic.


Ainda assim, penso que se somarmos 4 pontos nos jogos com os russos, temos enormes possibilidades de seguir em frente.
A 1ª parte de Matic foi de enorme categoria. Acabou por borrar a pintura pois quase quase acabou expulso. Martins fez um jogo horrível e Lima esteve quase sempre longe da bola.
Jardel, embora não tenha comprometido, deixou a nú as lacunas já habituais.
Melgarejo escapou ao jogo não falhando tanto como por exemplo Maxi, que passou inúmeras dificuldades.
Jesus fez o que pode. Guardou Aimar para o momento final, mas infelizmente minutos antes de entrar o Benfica sofria o 2-0. Lançou ao intervalo Martins na expectativa de mexer com o jogo.

Para acabar gostaria de deixar 3 apontamentos sobre o Barcelona. Puyol, que é um grande atleta, sofreu uma lesão arrepiante. A sua cara de dor, deixou todos consternados. Saiu aplaudido de pé pelos benfiquistas. Busquets, demonstrou mais uma vez, que não passa de uma besta. À excepção de Puyol, todos os restantes jogadores do Barcelona, são umas primas donas, simuladores que chegam a dar o ar de serem altamente apaneleirados. Não é só o seu futebol que já chateia, é também as agressões que eles simulam sofrer, que já mete nojo.

Uma palavra para o árbitro. Não foi na onde dos catalães, apitou bem na esmagadora maioria dos lances. Se quiser apitar em Portugal, é bem-vindo.
Venha o Beira-Mar.

Antes de mais....desfrutar

Antes de analisar o poder tremendo do adversário, antes de antever uma derrota pesada, como muitos "pedem", antes de tudo...quero desfrutar.
Desfrutar o facto de estar nesta prova tremenda...mais uma vez.
Desfrutar o facto de receber a melhor equipa do mundo...de poder medir forças com ela...e a possibilidade de estar a viver este momento.


Antes de Jesus não vivíamos estes momentos. Casa cheia, estrelas a desfilar pelo relvado da luz, emoção e orgulho.

Na minha opinião, Jorge Jesus devolveu-nos o Benfica.....

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Triste sina ver-nos assim...

...que sorte vil degradante...{do fado original

Quando sem alternativa credível para liderar o Glorioso optamos pela mediocridade e despaupério que nos rodeia e por manter o status-quo! Basicamente, é escolher entre bosta... ou a mesma bosta!

A recuperação económica e de imagem credível do Benfica nos últimos anos, foi difícil e devemos muito ao seu trabalho - não o esqueço! 

Mas a herança "passiva" que nos vai deixando ao longo do seu mandato no "balanço" desportivo e financeiro é desastroso e fica aquém de todas as nossas expectativas.

A ganância moveu-o a ambicionar mais, ser líder autoritário - à semelhança do mau exemplo a norte - de um clube que foi sempre democrático e apartidário e pertença dos benfiquistas e de mais ninguém, onde ser presidente é abnegadamente servir os clube e os seus sócios, honrando a nossa história; 

De fazer negociatas imobiliárias em proveito próprio com espanhóis através de empréstimos, compras e trocas de passes, sempre com prejuízo para o Benfica

De não possuir nenhuma orientação e formação para a gestão desportiva a não ser ambicionar a permanecer o "eterno segundo classificado", de ser ultrapassado consecutivamente pelos mais directos rivais nessa matéria - contratações falhadas, desviadas e sem preparação e critério, e gorar consecutivamente as nossas expectativas.

De se reunir e apoiar sempre as mais suspeitas influências, lobbies e compadrios, que todos sabemos ser nefastos para o nosso clube.

Mas para mim, o pior é querer perpetuar-se pelo Benfica como se fosse um direito próprio e não um acto democrático, de anular a oposição com agressões verbais sem argumentação e de forma arrogante olhar para os sócios e adeptos como reles criaturas que não devem ter opinião e exigência.

Foge à discussão, foge "a sete pés" das A.G's, foge às críticas, foge à verdade.
É um fugitivo o nosso presidente, como dizem ter fugido da justiça portuguesa nos últimos anos.
- Os outros são corruptos e criminosos, eu também posso ser! - deve afirmar.  

Falar abertamente sobre os últimos dez anos de gestão de LFV, deixa-me amargurado. 
Porque como adepto do maior clube de futebol nacional a viver na metrópole da inverdade desportiva, quero que alguém "dê um murro na mesa" e exija dedicação, empenho e profissionalismo a quem enverga as "camisolas berrantes" e aos seus corpos dirigentes, não pactuando com conspirações obscuras e umbiguismo.

Porque o futebol ainda é um desporto e não um eterno negócio de compra & venda de pessoas e os valores e objectivos desportivos devem sempre sobrepôr-se aos financeiros quando possível.

Retirar-nos um cancro hà dez anos atrás e fazer crescer as metástases do passivo para níveis irreais, não é salvar-nos de um destino cruel e doloroso, é deixar o Benfica sem qualquer hipótese de salvação.

Temo pelo nosso futuro.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...