sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em resposta a Marco


Bem... essa tua revolução é meramente económica. E nesse quadrante tem algum sentido. Mas é preciso perceber que uma equipa tem que ter vitórias. O ideal seria a mistura das duas coisas.
Em relação ao ataque acho Saviola único. Kardec deixou claro, no período de ausência de Cardozo, que ainda não é matador.
Salvio penso que poderá ficar. É bom.
David Luiz e Coentrão provavelmente saem. A Europa chama-os.
Mas concordo com a reforma de alguns dinossauros e com a despensa dos que jogam pouco e ganham muito. Mas sempre mantendo uma equipa competitiva.
No fundo o que devemos evitar é ter uma política tipo Sporting. Penso que com as mudanças de que falas poderíamos ficar em 2º lugar, mas com dificuldade. E sem vitórias os adeptos fogem. E as receitas do estádio e do Marketing (que no Benfica é muito forte) são mais uma garantia de dinheiro a entrar.
O que penso é que deveríamos comprar e vender bem. A comprar, fazê-lo sem cometer loucuras e arriscando em demasia e com critério. Penso que desta forma poderemos ter equipas relativamente suportáveis e competitivas. Olhar mais para as camadas jovens. No futuro Roderick e Miguel Vítor podem ser bons jogadores. Há mais nos juniores e juvenis.
Fora isso, Nuno Gomes merece, ou um jogo de despedida ou sair do Benfica como foi feito com Rui Costa, que foi uma despedida fantástica.
Fico a aguardar pelas tuas crónicas.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Finalmente aprendemos a vender bem..... e a comprar bem.

Hoje, um dos jornais diário de futebol, informa que Di Maria continua a render dinheiro ao Benfica. Ora...quando eu falava em "vender bem" referia-me a isto. Apesar de estar contente com esta notícia, continuo a achar que Di Maria, que é titular do Real Madrid poderia e deveria ter sido vendido por mais dinheiro.


No dia de ontem, soubemos que o Benfica desistiu da compra de Funes Mori porque, ao que parece, o seu clube pedia 12 milhões de euros. Fico contente também com esta notícia porque não sou a favor de gastar loucuras em jogadores que podem não render o que se espera, podem não se habituar ao nosso futebol, país, cultura e depois ficamos com o prejuízo todo do nosso lado. Só tenho pena que o Benfica não tenha tido a mesma decisão quando decidiu comprar Roberto por 8.5 milhões de euros. Não que o considere fraco, mas Roberto, a mim, parece-me igual ................ a Quim.
E Quim....foi dispensado sem justificação nenhuma.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jesualdo Ferreira: «Benfica foi um justo campeão»

Finalmente alguém saiu da sombra e admitiu que no ano passado o Benfica foi o melhor. E vindo isto do treinador do principal rival dos encarnados tem outro sabor. De qualquer forma isto vai contra a opinião "oficial" do seu anterior empregador. Por isso ficamos convencidos que, ao anterior clube em Portugal, Jesualdo Ferreira não deve voltar, até porque lá, não se perdoa a quem tem opinião própria.
Só lhe fica bem admitir o óbvio.

Dívida explicada... e prendas do outro lado do rio

Efectivamente o centro de estágio azul e branco foi oferecido ao clube por 50 anos e quem pagou a totalidade da obra foi a CM VN Gaia, ou seja, os contribuintes.
O custo total desta prenda foi de 16 milhões de euros e para por esta prenda de pé, a Autarquia Gaiense endividou-se até 2011. A única despesa para os cofres azuis e branco é a irrisória renda mensal de 500€. Chamo a atenção que o centro de estágio é onde os seniores treinam, e quase todos os escalões fazem os seus jogos oficiais.

Basicamente, se incluirmos à divida azul e branca a construção e manutenção desta prenda, talvez a dívida deles fosse muito mais elevada, sendo que seria seguramente superior à divida verde e branca.

A Felicidade de Eriksson e a Mística do Benfica

Li num jornal desportivo da nossa praça,uma pequena peça de reportagem sobre uma entrevista dada por Sven-Goran Eriksson,mítico treinador do Benfica dos anos 80/90,à FIFA, e publicada no site do Organismo.


Nessa entrevista, Eriksson disse que se sentia feliz no Benfica,por este ser um grande clube.
Acrescento mais,Eriksson fez crescer o Benfica,levando-o a duas finais euopeias (Taça UEFA e Taça dos Clubes Campeões Europeus),e trazendo uma nova forma de treinar, de jogar e de estar,sempre de forma elevada.Mas também cresceu junto com o Benfica.Ficou benfiquista.
Claro que há sempre quem questione o seu benfiquismo,porque não quis ganhar menos para voltar ao Benfica,etc.Mas a verdade é que o vemos em vários jogos do Glorioso,por essa Europa a fora e continua sócio do Benfica.


Falo-vos deste tema,porque isto é a grandeza do Benfica,que toca profundamente a quem passa por lá.Quantos ex-jogadores e ex-treinadores ficaram Benfiquistas e mantém essa ligação afectiva ao clube.É isto o Benfica, a Mística que fez a águia voar mais alto durante décadas aquém e além fronteiras...É este o clube que carregamos no coração...

As dívidas dos clubes...


O Benfica ainda não está falido....mas está quase.
Fala-se em falência quando os activos do clube, diga-se jogadores, cobrem as dívidas. Para já ainda cobrem....mas em breve, a este ritmo, não vai chegar para pagar as dívidas. E o mais estranho é a subida da divida entre 2008/2010. Cerca de 273milhões. Provavelmente foi o grande investimento nesta equipa que temos, mas se olharmos para esse lado temos que concluir que toda esta dívida...para já……deu poucos títulos.

Sendo assim e depois da péssima actuação na Champions, teremos mesmo que "despachar" dois ou mais jogadores para não deixar aumentar esta dívida.

O Benfica tem que, de uma vez por todas, aprender a vender bem. E a comprar melhor...........

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Janeiro forte e frio

Janeiro será um mês frio. Para o Benfica será também decisivo. Em Janeiro o Benfica inicia a Taça da Liga que pode tornar-se uma competição importante, caso o campeonato corra mal, pois o Benfica deve todos os anos ganhar títulos, sejam eles importantes ou secundários. No campeonato terá dois jogos seguidos fora, que são decisivos para o Benfica não perder terreno e depois receberá o sempre difícil Nacional, na luz. Depois há a Taça de Portugal, também decisiva para a tal ideia de que se deve agarrar com força as taças para não ficar a chorar pelo campeonato. Na Taça, ainda por cima, o Benfica está atrasado uma eliminatória, pelo que terá que fazer mais um jogo que os outros para chegar aos quartos de final. E nos quartos terá que ir a Vila do Conde.

Este percurso, no primeiro mês do ano de 2011, será difícil mas penso que é a altura certa para o clube arrancar para um ano de sucesso. Força Jesus, força Benfica.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Liga da Verdade - actualização

Até à 14 jornada.....

1º FC Porto- 36 (38*)
2º SL Benfica- 30 (30*)
3º Sporting- 21 (25*)
*pontos reais


FC Porto
A favor do FC Porto:
Foram cometidos 10 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o FC Porto:
Foram cometidos 3 erros de arbitragem com influência no resultado

SL Benfica
A favor do Benfica:
Foram cometidos 3 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o Benfica:
Foram cometidos 6 erros de arbitragem com influência no resultado
Sporting
A favor do Sporting:
Foram cometidos 5 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o Sporting:
Foram cometidos 2 erros de arbitragem com influência no resultado


FC Porto:
Benefício FC Porto: (8 penalties / 2 golos)
Benfica (Supertaça) – Penalty por marcar contra o FC Porto
Naval (J1) – Penalty mal marcado a favor do FC Porto
Rio Ave (J3) – Penalty por marcar contra o FC Porto
Rio Ave (J3) – Mal validado um golo a favor do FC Porto
Braga (J4) – Penalty por marcar contra o FC Porto
Nacional (J5) – Penalty por marcar contra o FC Porto
V. Guimarães (J7) – Penalty por marcar contra o FC Porto
Moreirense (Taça Portugal) – Mal anulado um golo contra Moreirense
V. Setúbal (J13) – Penalty mal marcado a favor do FC Porto
Paços Ferreira (J14) – Penalty mal marcado a favor do FC Porto

Prejuízo FC Porto: (2 penalties / 1 golo)
U. Leiria (J8) – Mal assinalado um penalty contra o FC Porto
Sporting (J12) – Mal validado um golo a favor do Sporting
Paços Ferreira (J14) - Ficou por marcar 1 penalty a favor do FCPorto


SL Benfica:
Benefício SL Benfica: (2 penalties / 1 golo)
Marítimo (J6) – Penalty por marcar contra o SL Benfica
Olhanense (J13) – Penalty por marcar contra o SL Benfica
Rio Ave (J14) – Foi mal validado um golo a favor do SL Benfica

Prejuízo SL Benfica: (6 penalties)
Académica (J1) - Penalty por marcar a favor do SL Benfica
V. Guimarães (J4) – 2 Penalties por marcar a favor do SL Benfica
Marítimo (J6) - Penalty por marcar a favor do SL Benfica
Rio Ave (J14) - Penalty por marcar a favor do SL Benfica
Rio Ave (J14) - Mal assinalado um penalty contra o SL Benfica


Sporting:
Benefício Sporting: (1 penalties / 4 golo)
Naval (J3) – Mal marcado penalty a favor do Sporting
Naval (J3) – Mal validado golo a favor do Sporting
Olhanense (J4) – Mal anulado golo a favor do Olhanense
V. Guimarães (J10) – Mal validado golo a favor do Sporting
FCPorto (J12) – Mal validado golo a favor do Sporting

Prejuízo Sporting: (2 penalties)
V. Setúbal (Taça Portugal) – 2 penalties por marcar a favor do Sporting

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Os elogios" do "inimigo"

O rival azul e branco, na pessoa do seu Presidente, veio em boa hora dizer palavras, que na minha opinião, até foram boas para o universo Benfica.
Sabemos que o nosso principal adversário (prefiro este termos porque não considero que o Benfica tenha inimigos mas sim adversários mais ou menos principais) passa a vida a falar do Benfica. Não há casa de apoio que seja inaugurada, que não leve comentários ao Benfica no seu discurso e picardias gratuitas e sem sentido.
No entanto, desta vez, ele deve-se ter enganado (ou talvez não), porque na minha opinião, até disse coisas mais estabilizadoras do que o contrário. Acabou por dizer que JJ é um grande treinador, e que o Benfica basicamente está mais fraco porque vendeu 2 jogadores por "necessidades do clube". O que é verdade.
A verdade é que os clubes tem que vender jogadores para haver entrada de dinheiro e por isso não se pode culpar a direcção por vendas de jogadores importantes, porque os tubarões europeus só querem e gostam dos bons e não daqueles que nós queremos vender.
O segredo é vender bem.....
Contudo... é preciso estar atento não esteja a mesma pessoa a tecer elogios apenas para piscar o olho ao nosso treinador, pensando no futuro.

De qualquer forma......obrigado pelas palavras de apoio senhor presidente...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O empurrão amigo do costume

Mais um jogo do líder do campeonato, desta vez em Paços de Ferreira, e mais histórias para contar. O Paços, na 2ª parte, dominou o jogo, procurou empatar, encostou o líder às cordas com lances de perigo uns atrás dos outros e já no minuto 90 surge um lance engraçado que resolve o jogo. Um jogador do Paços corta uma bola com o pé e o árbitro marca .................. penalty.

Conclusão: Peito de Coentrão na luz e pé de David Simão na Mata Real é penalty.
Mão de rolando na Choupana é ...... siga........

Diabólicos outra vez

O Benfica no sábado, durante 35min. fez lembrar a equipa do ano passado. Pressionante, grandes trocas de bola e golos. Saviola outra vez a marcar mais um golo, o primeiro em que parece que não está lá e como que em bicos de pé, aparece no eio da confusão a facturar. Outra grande exibição foi a de Sálvio que fez 2 golos e um grande jogo. Roberto também esteve bem a negar de forma espectacular um golo a João Tomás, que ainda assim fez o gosto ao pé por 2 vezes.

Coentrão jogou....à Coentrão, Maxi está de novo com as pilhas carregadas e Gaitán voltou a fazer mais uma boa exibição e ofereceu um golo a Sálvio numa jogada em que por momentos pensei que estava a rever as arrancadas de Di Maria.

Enfim... a jogar assim o Benfica voltará a ganhar títulos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O futuro sorteado

Os sorteios da taça de Portugal e da Europa já saíram. Na taça lusa "calhou-nos" o Rio Ave em Vila do Conde. Para lá chegar, ainda temos que eliminar na luz, o Olhanense. 2 jogos complicados.

Na liga Europa o adversário será o Estugarda, o que apesar de tudo poderia ser pior. As restantes equipas Portuguesas tiveram sortes diferentes. A grande dúvida deste sorteio, era perceber se ao FCPorto saíria o Pinhalnovense outra vez mas, acabou por calhar o sempre difícil Sevilha.
Honestamente, desejo que todas as equipas Portugueses passem à próxima eliminatória e na taça de Portugal, penso que se o Benfica chegar às meias-finais poderá apostar na vitória final.

Enfim, o futuro começa a definir-se.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Finalmente Sidnei

Luisão está lesionado e Sidnei jogará contra o Rio Ave pela 14ª Jornada da Liga. É a grande oportunidade de Sidnei que no ano passado jogou muito pouco. Sem ritmo, no Dragão esteve aquém. Mas todos sabemos que Sidnei tem qualidades. Apesar de não ser rápido, é muito possante e tem grande poder de antecipação. Nesse aspecto é melhor que Luisão embora seja inferior nas bolas no ar, onde Luisão é muito forte.
Penso que se agarrar a oportunidade poderá jogar mais no futuro e desta forma passamos a contar com mais um central para a longa época que ainda falta.
Contra o Braga, para a Taça de Portugal esteve muito bem. Segurou os contra-ataques do Braga e ajudou a manter a baliza inviolável.
Sidnei é novo e se evoluir pode vir a ser um dos grandes centrais da história do Benfica

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Entre jantares e fruta....ganham-se títulos

Excertos de uma entrevista de Jacinto Paixão à Benfica TV....

Sobre as pressões nos túneis azuis e brancos...
"Sei que houve alguns que andaram a fugir no estádio do FC Porto. Num FC Porto-Guimarães, 1.º jogo que fiz do FCP, aos 30' da 1.ª parte já tinha advertido seis ou sete jogadores do FC Porto por insultos. É uma pressão terrível. Só que eu não verguei. Tive que mostrar, mostrei. O FC Porto ganhou 1-0 e não se passou nada no túnel."
Jantar logo a seguir a um FCPorto-Estrela da Amadora....
"Acabei o jogo e como é normal fomos jantar. O Sr. Reinaldo Teles disse-nos para irmos atrás deles e isto diante dos delegados da Liga. Fomos a Matosinhos jantar. Mas pensava que o Sr. Reinaldo só ia indicar o caminho mas fiquei surpreendido quando foi atrás de nós. Ao entrar senti-me aliviado porque vi o Sr. António Garrido e outro árbitro. O Sr. Reinaldo sentou-se na nossa mesa e na mesa do António Garrido e do Paulo Silva que parece que tinha apitado o FC Porto B."
"Estamos a jantar uma mariscada e a seguir entra o Sr. Pinto da Costa mas a senhora Carolina mas sentou-se numa mesa ao lado. Estivemos a ver o jogo, comemos, bebemos, normal e quando chegou a hora de irmos embora, levantei-me e disseram-me que a conta estava paga. Penso que tenha sido paga por Reinaldo Teles ou Pinto da Costa. O que é que eu devia ter feito? Chamar a polícia? Não levei isto para mal mas fiquei surpreendido com as presenças do Sr. Reinaldo e de Pinto da Costa.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Fim-de-semana com boas notícias

Se por um lado, hoje eliminamos o Braga da taça de Portugal, num jogo difícil mas onde fomos superiores, por outro, recebemos a notícia, ontem, pela voz do presidente do Benfica, que o boicote aos jogos fora acabou. Foi importante acabar com essa situação.
O Benfica é forte quando tem os seus adeptos consigo e, muitas vezes, são os adeptos que carregam a equipa às costas. O Benfica sem adeptos perdeu força e tornou-se mais vulnerável.

Falando do jogo de hoje, foi pena a exibição não ter sido a melhor. O Benfica não foi brilhante mas foi o melhor em campo. Dominou o jogo, atacou mais, soube sofrer, e apenas deu a estocada final muito tarde. E dessa forma acabou por sofrer um pouco. De realçar que a poucos minutos do fim, Júlio César, outro mal amado na luz, fez uma defesa incrível salvando o Benfica de levar o empate em cima do fim do jogo.

Agora era preciso que os adeptos voltassem a acompanhar a equipa, a acreditar, e a empurrar o Benfica para conquistas. Apesar da má época na Champions, a verdade é que o Campeonato e as taças nacionais estão aí... e nós estamos na luta.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Liga da Verdade - os factos

Podem ver numa das aplicações laterais, os pontos reais desta liga 2010/2011. Aqui irei expor os pormenores que são factos deste campeonato, até ao momento. À medida que as jornadas forem evoluindo, irei actualizar os dados.
Esta classificação geral, apenas tem dados dos 3 grandes porque é difícil ver todos os jogos e saber todos os erros de arbitragem que acontecem em todos os campos do país. Desta forma contabilizarei os dados dos três grandes, aqueles que habitualmente lutam pelo título.
Claro que estes dados, erros relacionados com grandes penalidades e golos mal anulados ou mal validados, não nos dão um valor exacto dos pontos que cada um deveria ter. Isto porque um penalty que não foi dado ao Benfica ou um fora-de-jogo mal assinalado, não nos dá garantias de que resultaria em golo. Mas é uma ajuda para percebermos a realidade das coisas. É uma compilação de dados de todas as provas nacionais.
Até à 14 jornada.....

1º FCPorto- 36 (38*)
2º SLBenfica- 30 (30*)
3º Sporting- 21 (25*)
*pontos reais



FC Porto
A favor do FC Porto:
Foram cometidos 10 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o FC Porto:
Foram cometidos 3 erros de arbitragem com influência no resultado

SL Benfica
A favor do Benfica:
Foram cometidos 3 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o Benfica:
Foram cometidos 6 erros de arbitragem com influência no resultado
Sporting
A favor do Sporting:
Foram cometidos 5 erros de arbitragem com influência no resultado
Contra o Sporting:
Foram cometidos 2 erros de arbitragem com influência no resultado

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Benfiquistas de que eu gosto....

Em todos os clubes, suponho que devem haver adeptos de grande categoria.
Eu destacaria o Dr. José Ribeiro e Castro. Ex deputado e ex presidente do Partido Popular.
Foi dirigente do Benfica no tempo de Vale e Azevedo. Saiu porque não concordava com algumas loucuras que se passavam na luz. Com ele saiu António Simões antiga glória do Benfica.
Na minha opinião tratasse de um homem de enorme seriedade e que saiu do Benfica pois não queria participar ou fingir que não via algumas tropelias e irregularidades que lá se passavam.
Este homem mostrou ser um grande Benfiquista no momento em que saiu. E na minha opinião poderia voltar, no futuro, a servir o Benfica como dirigente ou quem sabe presidente.

Benfica na Champions

Acabou por ser deprimente o percurso do Benfica na Champions. E todos sabemos que o Benfica podia ter feito muito mais. Claramente podia ter passado. Acabamos por sair com uma derrota, apurados para a Liga Europa por milagre e penso que voltamos a um passado que não é de maneira nenhuma saudoso. Este regresso ao tempo em que se aceita perder na luz com esta facilidade é algo que tem que ser erradicado de uma vez por todas.
Penso que se o Benfica se assumir como imbatível na luz, bastaria um empate ou vitória fora para passar à próxima fase da competição. Esta não passagem, resulta em prejuízos enormes e mesmo a derrota de ontem significa menos 800 mil euros. É muito dinheiro. É muita displicência.

Venha a taça de Portugal que este ano vale muito mais.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Talvez seja melhor jogar para o 2º lugar

Sobre o jogo entre o líder do campeonato e o vitória sadino deixo apenas estas palavras, que não são minhas.

«Não compreendo nada. É uma tristeza ... Os meus jogadores não mereciam. Ouvi os adeptos do F.C. Porto chamar gatuno ao árbitro, e talvez tenham razão, mas não é por beneficiar o Vitória, de certeza....Não nos deixaram retardar mais o golo do F.C. Porto. Já fomos prejudicados mais do que uma vez. Posso ser castigado, mas o árbitro teve um dia mau. Nós, jogadores e treinadores, também temos. Foi triste o que vi aqui. Tenho mais dois anos de contrato com o Vitória, e depois vou pensar se vale a pena continuar no futebol - Manuel Fernandes

E assim continua a lenda da equipa imbatível.....

Razões pelas quais somos gigantes

O Benfica, até à década de 80, era um colosso mundial. Um dos clubes com mais títulos no seu campeonato a nível mundial, com 2 títulos europeus e com uma lenda chamada Eusébio como embaixador. A partir dessa altura surgiram pára-quedistas na presidência do clube que foram progressivamente destruindo o clube, obrigando os adeptos a engolir humilhações atrás de humilhações, culminado tudo no dia em que o Benfica acabou um campeonato em 6º lugar, algo impensável uns anos antes. A época de 2000/2001 foi um marco para duas equipas Portuguesas.
Para o Boavista porque é a época onde foi campeão.
E para o Benfica, que nesse ano ficou em 6º lugar. O pior resultado de sempre.
Nesse momento todos percebemos que batemos no fundo.

Mas mesmo nesse momento, certas claques gritavam insultos contra o Benfica, nos seus jogos, mesmo que o Benfica não estivesse a jogar contra eles. A lutarem pelo título gritavam insultos contra o 6º classificado.

E é aí que reside a grandeza do Benfica, no facto de estar na cabeça dos seus adeptos e na cabeça dos seus adversários. A toda a hora.
A grandeza nota-se quando outros presidentes de outros clubes, vomitam insultos contra o Benfica mesmo quando estão numa inauguração de mais uma casa de adeptos num qualquer lado.

A grandeza do Benfica não se mede apenas pelos títulos, pelo facto de ser o clube do mundo com maior número de sócios, mas também pelo ódio que outros nos têm. E enquanto assim for...seremos eternos. Por isso apenas desejo longos anos de vida aos nossos inimigos, porque assim saberemos que continuaremos a existir e mais que tudo...eles estarão vivos para testemunhar a nossa GRANDEZA.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Benfica - Olhanense. Com tranquilidade....

Foi com alguma tranquilidade que o Benfica bateu os algarvios nesta sexta feira. Com Cardoso em pleno, o Benfica é mais acutilante. É incrível como com o paraguaio, até Saviola é mais jogador, sobretudo porque consegue fugir do foco do jogo, deixando-o para Cardoso, e, como que escondido, aparece por fim, para dar a estocada final. Parece-me que Saviola jamais seria jogador se jogasse num sistema em que ficasse isolado no ataque. Mas com apoio, é como que um coelho que sai da cartola, sempre que é preciso. Esta dupla é do melhor que temos tido, e precisamos da melhor dupla do ano passado, de volta.

Na baliza do Olhanense está um keeper que já foi do Benfica. Recentemente queixou-se que quando esteve na luz foi mal tratado pelos adeptos. Segundo ele, "até no aquecimento era assobiado." No 1º golo, Moretto cometeu um erro monumental.
- Sabes...Moretto... foi por lances como estes que te assobiaram...mas finalmente te redimiste. Felicidades.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...